em curso
Projeto “100 Horas com Saramago”
Iniciativa que reúne uma série de atividades desenvolvidas, em diversas partes do mundo, incluindo o Museu Virtual da Lusofonia, para ler, refletir e discutir as muitas faces da obra e da cidade de José Saramago, no ano em se celebrou o centenário do primeiro Nobel de Literatura em Língua Portuguesa, em 2022.
Conheça as atividades:
Leitura encenada do Conto da Ilha Desconhecida, de José Saramago, realizada por estudantes da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL), em Timor-Leste.
Exposição “100 anos de José Saramago” no Google Arts & Culture do Museu Virtual da Lusofonia.
em curso
“Memories, cultures and identities: how the past weights on the present-day intercultural relations in Mozambique and Portugal?”
Estudo comparativo – Moçambique e Portugal – sobre o papel dos produtos culturais e artísticos no interconhecimento mútuo e na (re)construção de visões sobre o mundo. Em particular será analisado o papel do cinema, dos manuais escolares de História e das coleções museológicas na promoção do diálogo intercultural, envolvendo jovens estudantes moçambicanos e portugueses nesta discussão.
Entidade financiadora: Fundação para a Ciência e a Tecnologia/Aga Khan Development Network
Período de execução: 2018-2021
Coordenador: Moisés de Lemos Martins
concluído
“Narrativas identitárias e memória social”
O projeto de investigação “Narrativas Identitárias e Memória Social: a (re)construção da lusofonia em contextos interculturais”, sediado no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS, Universidade do Minho, Portugal), foi desenvolvido em parceria com o Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA, Portugal), o Núcleo de Investigação em Ciência Política e Relações Internacionais (NICPRI, Portugal) e o Centro de Estudos Africanos (CEA, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique). O projeto contou com a colaboração de investigadores dos diversos países de língua oficial portuguesa. O plano de trabalhos teve como objetivo dar continuidade e aprofundar algumas linhas de investigação transversais às que foram desenvolvidas previamente por diversos membros da equipa sobre narrativas identitárias, memória social e comunicação intercultural. Do ponto de vista conceptual, pretendemos contribuir para o desenvolvimento de um modelo teórico integrativo sobre o significado das identidades transnacionais, tendo a ‘lusofonia’ como estudo de caso.
Entidade financiadora: Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Período de execução: 2009-2013
Coordenadora: Rosa Cabecinhas
Site do projeto: http://www.lasics.uminho.pt/idnar/?p=19