Doutoramento em Estudos Culturais
O Doutoramento em Estudos Culturais é um projeto de ensino do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho a que o Museu Virtual da Lusofonia está ligado. Este programa doutoral tem como objetivo fundamental a formação de quadros altamente qualificados para o exercício de funções na área da Cultura, assim como para a produção de investigação de excelência neste campo. O perfil do DEC corresponde a diversas áreas interdisciplinares no campo da Cultura. Neste sentido, os Estudos Culturais são perspetivados na interseção dos Estudos Artísticos e Literários com as Ciências da Comunicação, a Sociologia, a Psicologia, a História, a Antropologia e a Geografia. Vários membros da equipa do museu lecionam neste curso e orientam teses de doutoramento.
Doutoramento em Língua, Cultura e Sociedade
O Museu Virtual da Lusofonia está vinculado ao Programa Doutoral em Língua, Cultura e Sociedade, da UniZambeze (Beira, Moçambique), desde a sua criação. Estreando-se no ano letivo 2018/2019, este curso foi concebido em parceria com a Universidade do Minho e a Universidade de Aveiro. Visa proporcionar aos estudantes uma formação sólida, altamente especializada para atuarem na área de investigação linguística, estudos literários, estudos culturais e sociais em diferentes níveis e contextos de instrução, da básica a universitária e em organizações ou fundações não governamentais comprometidas com políticas educacionais nacionais e, até mesmo, internacionais. A Unidade Curricular “Comunicação Intercultural” é ministrada pelo diretor do Museu Virtual da Lusofonia, Prof. Doutor Moisés de Lemos Martins.
Mestrado em Comunicação, Arte e Cultura
Promovido em parceria pelos Departamentos de Ciências da Comunicação e de Sociologia da Universidade do Minho, o Mestrado em Comunicação, Arte e Cultura é também apoiado pelo Museu Virtual da Lusofonia. Este curso faculta uma formação multidisciplinar, que integra as abordagens teóricas e metodológicas da arte, da comunicação e da cultura e apresenta um programa consistente nas áreas da cultura, dos média e da sociedade, com ênfase para a relação entre os meios de comunicação, a política e a sociedade, os usos e as potencialidades de caráter económico, a produção imagética e artística, a conceptualização da arte digital, a relação entre a internet, a arte e a cultura, a formação das identidades individuais e sociais e o relacionamento intercultural. Vários membros da equipa do museu lecionam neste curso e orientam relatórios e dissertações de mestrado.