Descrição
Este projeto possui como princípio norteador o desenvolvimento do pensamento crítico em torno das questões de identidade e alteridade tendo, como leitmotiv, as literaturas e as culturas lusófonas, com principal incidência nos escritores cabo-verdianos, moçambicanos e timorenses.
Está alicerçado em torno de dois eixos complementares, “O outro sou eu” e “Ler para mudar”. No primeiro eixo a tónica é colocada no conhecimento do “eu” e do” outro”, na identificação de problemas e identidades comuns nas comunidades lusófonas. No segundo eixo a ênfase é colocada na ação e intervenção social e na proposta de soluções para esses mesmos problemas. Estão planificadas atividades a serem desenvolvidas conjuntamente com as Escolas Portuguesas no Estrangeiro com currículo português (Timor-Leste, Cabo Verde e Moçambique) e/ou com e em escolas de países lusófonos.
Objetivos
• Contribuir para que os alunos que integram o projeto adquiram competências e valores que lhes permitam tomar decisões livres e fundamentadas sobre questões científicas, sociais e éticas capacitando-os para o exercício de uma cidadania consciente e responsável.
• Promover nos professores estratégias de ensino e aprendizagem, nomeadamente na área da leitura e da escrita, enriquecidas por tecnologias digitais próprias da cultura dos millennials.
• Desenvolver nos alunos capacidades de leitura crítica e promover técnicas de expressão e comunicação em voz alta, tendo como base o aprofundamento do estudo da cultura e da literatura lusófona.