48
Portugal
2009
Susana de Sousa Dias
Kintop
Descrição
O que pode uma fotografia de um rosto revelar sobre um sistema político?
O que pode uma imagem tirada há mais de 35 anos dizer sobre a nossa actualidade?
Partindo de um núcleo de fotografias de cadastro de prisioneiros políticos da ditadura portuguesa (1926-1974), 48 procura mostrar os mecanismos através dos quais um sistema autoritário se tentou auto-perpetuar durante 48 anos.
Depois de Natureza Morta – Visages d’une Dictature (filme galardoado a nível internacional e exibido em festivais e mostras em cinco continentes), Susana de Sousa Dias volta a centrar-se na época do Estado Novo, utilizando um dispositivo cinematográfico inovador.
Numa altura em que a temática da tortura atinge uma nova actualidade a nível mundial, 48 leva-nos a reflectir sobre o legado português nesta matéria e sobre as suas consequências nos dias de hoje.
Ficha Técnica
argumento Susana de Sousa Dias realização Susana de Sousa Dias montagem Susana de Sousa Dias imagem Octávio Espírito Santo design sonoro António de Sousa Dias som Armanda Carvalho som adicional Paulo Cerveira e Valente Dimande direção de pós produção Helena Alves mistura de som Tiago Matos correcção de cor Paulo Inês produção Kintop | Ansgar Schäfer com o apoio de MC /ICA e RTP vendas internacionais Kintop distribuição em Portugal Alambique
92’ 50”|Kintop| 2009
Fonte: Alambique