“Do ‘Efeito de Colagem’ à Comunicação Estratégica no Contexto das Novas Tecnologias: Uma análise do Museu Virtual da Lusofonia”

A revista Vista do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) publicou artigo sobre o Museu Virtual da Lusofonia. A investigação foi realizada por Tatiane Oliveira, doutoranda de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, junto com a professora e doutora em Ciências da Comunicação, Teresa Ruão.

O estudo “Do ‘Efeito de Colagem’ à Comunicação Estratégica no Contexto das Novas Tecnologias: Uma análise do Museu Virtual da Lusofonia” apresenta transformações tecnológicas no ambiente das organizações. Diante do contexto de uma sociedade fragmentada, investiga o estudo de caso da comunicação estratégica do Museu Virtual da Lusofonia durante o seu lançamento no Instagram.

Na pesquisa, observa-se que a entrada da organização cultural neste medium social foi fundamentada essencialmente pela compreensão da organização e dos  seus  propósitos  e,  ao  mesmo  tempo, pela  coerência  e  consistência  da  comunicação estratégica ancorados por: (a) ações de criação de um padrão visual que reforça a identidade organizacional; (b) uma linha editorial clara para publicação de imagens que valoriza aspetos da  organização;  e  (c)  práticas  realizadas  a  partir  de  recursos  interativos  da  plataforma, levando  a  um  incremento  inicial  imediato  do  relacionamento  com  os  públicos  reais  e potenciais do museu.

Tatiane Oliveira é também investigadora e bolseira do Museu Virtual da Lusofonia, sendo suas áreas de interesse os estudos sobre a Comunicação Estratégica nas organizações culturais e as novas plataformas digitais.

Conheça o artigo completo em https://revistavista.pt/index.php/vista/article/view/4024/4213