No dia 5 de dezembro, às 17h00* (Portugal), realiza-se, através da plataforma Zoom, o Seminário “José Afonso e José Carlos Capinan: Encontros poéticos insuspeitados ao som da viola”, com a participação de Edilene Matos e a moderação de Moisés de Lemos Martins.
Neste encontro, Edilene Matos propõe um diálogo entre as poéticas de José Afonso e José Carlos Capinan, poetas marcados por um rebelde lirismo. Por um lado, a poética de José Afonso, cujo trabalho – amplamente reconhecido no país inteiro e além-fronteiras – está fortemente associado à incidência política das suas canções. Por outro lado, a obra poética de Capinan, musicalizada, rapsódica, conferindo sentido para pensar o seu país. Ambos os poetas apoiaram as suas vidas no trinómio Poesia, Amor e Revolução.
📌 Edilene Matos, Doutora em Comunicação e Semiótica, é docente e pesquisadora da Universidade Federal da Bahia. Criou o Departamento de Literatura da Fundação Cultural do Estado da Bahia e foi a sua primeira Diretora. Cumpriu vários estágios pós-doutorais no Brasil (USP/Instituto de Estudos Brasileiros e no exterior (Université Paris-Nanterre; Universidade Nova de Lisboa) e foi Professora Visitante Sênior na Universidade Nova de Lisboa. Docente Permanente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA, lidera, no CNPQ, o grupo de pesquisa Voz, Corpo e Memória nas tramas poéticas. Atualmente cumpre uma Missão Científico-Cultural na Universidade do Minho e é Vice-Presidente Científico da Associação Internacional de Pesquisadores das Culturas (InterCult). Ensaísta, com vários livros, capítulos de livros e artigos publicados no Brasil e no exterior, ocupa a cadeira nº 13 da Academia de Letras da Bahia.
📌 Moisés de Lemos Martins é Professor Catedrático Jubilado da Universidade do Minho. Nesta Universidade, foi o Diretor do Instituto de Ciências Sociais, tendo dirigido também o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), que fundou em 2001, e o Museu Virtual da Lusofonia, que criou em 2017.
Doutorou-se em Ciências Sociais, na Universidade de Ciências Humanas de Estrasburgo, em 1984. Criou e dirigiu as revistas Comunicação e Sociedade e Revista Lusófona de Estudos Culturais, e refundou a Vista – Revista de Cultura Visual. Foi cofundador da Sopcom (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação), Lusocom (Federação Lusófona de Ciências da Comunicação) e Confibercom (Confederação Ibero-Americana das Associações Científicas e Académicas de Comunicação), associações científicas a que presidiu. É o atual Presidente da Assibercom – Associação Ibero-Americana de Investigadores em Comunicação. Tendo-se jubilado na Universidade do Minho, em 2023, é hoje Professor Catedrático da Universidade Lusófona. Nesta Universidade, dirige, no Porto, a Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação (FCAATI), e é o Diretor do Departamento de Ciências da Comunicação.