No próximo dia 13 de abril, às 17h00 (horário de Portugal), via Zoom, terá lugar mais um Seminário em Comunicação e Diversidade. Desta vez, a sessão traz a apresentação do livro Representing Gender-Based Violence: Global Perspectives (Palgrave 2023), através de uma conversa com as duas editoras, Caroline Williamson Sinalo (University College Cork) e Nicoletta Mandolini (CECS – Universidade do Minho).
O livro explora a política, a ética e as armadilhas das práticas de representação em torno da Violência Baseada no Género. Examina a forma como esta é representada através da filosofia/epistemologia, ficção e representações não ficcionais dos média. Discute o feminismo em relação às tendências globais para identificar a sua linha de frente cultural.
Caroline Williamson Sinalo é professora de Línguas Mundiais na University College Cork. É autora de Rwanda after Genocide: Gender, Identity and Posttraumatic Growth (Cambridge University Press 2018) e co-autora de Transmitting Memories in Rwanda: From a Survivor Parent to the next Generation (Brill 2023). É também a coeditora de Representing Gender-Based Violence: Perspectivas Globais (Palgrave Macmillan, 2023). A investigação de Williamson Sinalo centra-se no conflito e violência na região dos Grandes Lagos em África, e tem sido apoiada pelo AHRC, o Aegis Trust, o Irish Research Council, o Government of Ireland e a Enterprise Ireland. É cofundadora do cluster de investigação Violência, Conflito e Género, no Centro de Estudos Avançados em Línguas e Culturas (CASiLaC) da University College Cork.
Nicoletta Mandolini é investigadora da FCT no CECS da Universidade do Minho (Portugal), onde está a trabalhar no projeto Sketch Her Story and Make It Popular. Using Graphic Narratives in Italian and Lusophone Feminist Activism Against Gender Violence. Trabalhou como investigadora pós-doutorada da FWO na KU Leuven (Bélgica) e tem um doutoramento do University College Cork (Irlanda). É autora da monografia Representations of Lethal Gender-Based Violence in Italy Between Journalism and Literature: Femminicidio Narratives (Routledge 2021). Para além de numerosos artigos e capítulos de livros sobre o abuso sexista na literatura, arte e meios de comunicação contemporâneos, co-editou os volumes Rappresentare la violenza di genere. Sguardi femministi tra critica, attivismo e scrittura (Mimesis 2018) e Representing Gender-Based Violence: Global Perspectives (Palgrave 2023). É membro activo do CASiLaC (Centro de Estudos Avançados em Línguas e Culturas), um grupo de investigação sobre Violência, Conflito e Género, que coorganizou de 2016 até 2019. É membro fundador do SnIF (Studying’n’Investigating Fumetti).
Essa sessão é uma parceria entre o Museu Virtual da Lusofonia e o projeto MigraMediaActs.