No passado dia 27 de maio, João Sarmento defendeu, no Instituto de Defesa Nacional (IDN), o projeto de investigação final “A Observação Eleitoral Internacional e a consolidação da democracia: o papel da União Europeia e de Portugal em África e em Moçambique”. Esta defesa representa a conclusão do curso de Defesa Nacional do IDN.
O investigador do CECS e docente do departamento de Geografia da Universidade do Minho procurou, com este projeto, analisar a articulação entre a realização de missões internacionais de observação eleitoral e a consolidação da democracia. Para isso, examinou a importância da realização de eleições livres e justas nos processos de democratização, procurou entender os processos eleitorais e o desenvolvimento e características das missões internacionais de observação eleitoral, das suas normas e dos seus atores principais.
João Sarmento analisou o caso concreto de Moçambique, apresentando uma análise evolutiva do processo eleitoral nesse país. O estudo mostra que “de 1994 até 2018, o país conseguiu organizar eleições de forma regular, prosseguindo o processo de manutenção da paz”. Por outro lado, o investigador explica que “as eleições sucessivas, com o grande mérito da manutenção da paz, não foram acompanhadas de um correspondente desenvolvimento económico e social, nem da construção de um campo de batalha política mais equilibrado”.
João Sarmento é membro do projeto de investigação “Memórias, culturas e identidades: o passado e o presente das relações interculturais em Moçambique e Portugal”, sediado no CECS, sob coordenação do Professor Moisés de Lemos Martins, e financiado pela FCT e a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento.