Será lançada no próximo dia 7 de março, no Camões Centro Cultural Português em Maputo, a obra literária “Marrabenta: Um Património Cultural Moçambicano!” sobre o género musical Marrabenta – um dos maiores símbolos culturais de Moçambique.
Compõem o livro cinco artigos assinados, todos eles, pelos investigadores do Instituto de Investigação sócio-cultural moçambicano (ARPAC): João Vilanculo, Marílio Wane, Hortêncio Langa, Vitor Chibanga e Agnelo Navaia (Assinam de forma póstuma, ainda, os investigadores João Vilanculo e Hortêncio Langa. Por isso, o livro é dedicado a eles).
Para os autores, o livro é uma advocacia académica de preservação de uma herança musical e artística que qualifica o país. Já Silva Dunduro, director do ARPAC, considera que a obra contribui para o acervo literário sobre a música moçambicana.
Marrabenta:
A Marrabenta caracteriza-se como um estilo de música ligeira resultante da mistura de diversos ritmos originários da zona Sul de Moçambique, sendo apresentada em palcos e acompanhada com os instrumentos convencionais da música popular contemporânea, como bateria, baixo, guitarras elétricas.
A sua popularidade é tal que se tornou comum as pessoas a referirem para definir o próprio país como um todo, com afirmações como “Moçambique é o país da Marrabenta”.