A apresentação de 10 concertos durante o ano de 2023 foi a forma que o projecto Xiquitsi escolheu para comemorar os 10 anos após a sua fundação em março de 2013. As comemorações serão em três séries, cuja primeira, será corporizada por três concertos nos dias 27, 28 e 29 de abril.
O primeiro concerto será de Gala, no dia 27 de Abril às 19h, no Conselho Municipal de Maputo. No dia seguinte, 28 de abril a mesma hora, o concerto será no Centro Cultural Franco-Moçambicano e, por fim, no dia 29 de abril na Sé Catedral em Maputo, às 16h.
A primeira série de concertos traz destaque para apresentação da obra Moya-quinteto de cordas, escrita pelo ex-aluno, hoje, professor do Xiquitsi, Estêvão Chissano, o que demonstra um dos resultados visíveis do crescimento do projecto.
Durante os 10 anos, o projecto Xiquitsi registou um desenvolvimento acentuado, sendo que, actualmente, lecciona instrumentos das classes de cordas, sopros, percussão e na reparação e construção de instrumentos musicais, contando com mais de 225 alunos, entre crianças e jovens. Dentre os vários marcos, o projecto também colaborou, ao longo destes anos, com vários artistas nacionais e estrangeiros.