“Murmúrios do mar” é o título da segunda exposição individual de pintura, da artista moçambicana Lizzie Ana, que abre a temporada 2023 da Galeria da Fundação Fernando Leite Couto, em Maputo. A mostra será inaugurada neste dia 01 de fevereiro e fica em cartaz até o dia 03 de março.
“Murmúrios do mar” é composta por mais de 17 obras de pintura, onde a artista dá seguimento a pesquisa centrada em paisagens, pessoas e costumes de Moçambique, que por sinal é resultado que a levou, em 2019 e 2020, a observar e pintar a cultura patrimonial dos barcos de construção com a técnica dhow.
Lizzie Ana afirma que seu propósito é divulgar a singularidade da costa moçambicana, exposta nas praias do norte a sul do país. Contudo, nesta fase dedicou mais tempo à zona do sul, entrevistando pescadores e suas famílias.
“No processo eles me contaram a história da pesca e da produção dos barcos, tive a oportunidade de ir pescar com os pescadores, animada que pude ter a oportunidade de vivenciar a vida de pescador”, conta Lizzie Ana.
O projeto teve o apoio da Universidade Eduardo Mondlane e foi apresentado no Museu das Pescas em 2020, onde estiveram alguns dos entrevistados. Em 2021, seguiu e expôs na Ponta de Ouro, na Galeria da Heike.
Com efeito, as obras que compõem “Murmúrios do mar”, são parte do projeto de pesquisa que a artista está a desenvolver, designado “Velas silenciosas”, iniciativa que já tem as portas abertas para implementar na Alemanha com extensão para Israel.
Lizzie Ana é autodidata e escolheu viver de arte. O estilo do seu trabalho inclui paisagens urbanas, paisagens do mar, e retratos de pessoas, usando cores a óleo vibrantes, por vezes delicadamente pintadas com reflexos de água, por outras uma linha ousada numa imagem de construção contemporânea.
Serviço
“Murmúrios do mar” de Lizzie Ana
De 01 de fevereiro a 03 de março
Galeria da Fundação Fernando Leite Couto
Av. Kim Il Sung,nº 961 , Maputo – Moçambique